E na Oitava da Páscoa…

Essa semana é a Oitava da Páscoa, e o Evangelho da Santa Missa de hoje me tocou de certa forma. Achei lindíssimo.

O texto lido foi do Evangelho segundo São João, capítulo 21, versículos de 1 a 14.
Jesus aparece, ressuscitado, aos seus discípulos no lago de Tiberíades onde pescavam. Eles não apanharam nada durante a noite, porém na manhã, Nosso Senhor se dirige a eles perguntando se tem algo para comer. Após a resposta negativa, Jesus pede que os discípulos joguem a rede ao lado direito da barca. A rede então, fica abarrotada de peixes.

O Evangelho diz que foram pescados cento e cinquenta e três peixes. Esse número não está aí a toa. À época, este era o número de espécies de peixes que se tinha conhecimento. Significando então a totalidade dos peixes.

O que me chama atenção é particularmente o versículo 11: “Subiu Simão Pedro e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinquenta e três peixes grandes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu.”

Além de termos neste simples versículo o simbolismo para toda a raça humana (os 153 peixes), vemos também outros dois detalhes importantíssimos. “Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu“, a rede aqui é o símbolo para a Igreja. E pra completar, quem puxou a rede cheia de peixes? Pedro, o primeiro Papa.

Jesus estava na praia (versículo 4), e Pedro levou a rede repleta de peixes para a terra. Olha que lindo! Pedro, leva a Igreja repleta de homens para Nosso Senhor.
O Papa nos leva a Deus! O Papa nos mostra o caminho!

É de se apaixonar!

Feliz Páscoa!

Anúncios

~ por Marcelo Rezende em 17/04/2009.

2 Respostas to “E na Oitava da Páscoa…”

  1. Encantador!!

  2. Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok. Abraços. Samuel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: