Um dia vai…

Já faz algum tempo que estou desempregado. Ano passado resolvi procurar com mais afinco um emprego fixo, porque essa vida de freelancer já estava cansativa… nada consegui. Esse ano resolvi abrir o leque. Tô encarando até emprego fora da minha área. Inscrevi-me num site de vagas (gratuito) e pus meu nome em alguns processos de seleção e até agora nada.

Domingo passado vi um anúncio no jornal para uma entrevista. A propaganda dava idéia de que era com vendas, não dizia o nome da empresa, mas dava o telefone e informava que os ganhos poderiam chegar a R$2.800,00. Resolvi arriscar. Liguei no dia e no horário estabelecidos e a moça pediu para que eu fosse no dia seguinte às 9h para a entrevista.

Ok!

Cheguei lá na terça-feira, no centro do Rio, um pouco depois do horário, mas ainda não havia começado o processo. Dirigi-me até a sala onde estavam os candidatos… fiquei em pé por falta de cadeira. Tinha pouco mais de 30 pessoas. Depois nos encaminharam para uma sala maior.

Começou então como um processo de seleção normal… com dinâmica de grupo e tal… a dinâmica terminou formando duplas. Cada um escrevia sobre si numa folha de papel e dava para o outro. Depois iam os dois lá pra frente apresentar o outro como se fosse ele próprio…

Ficou numa enrolação esquisita… e parou pro almoço. Cada um paga o seu, óbvio. Catei um restaurante bacana no centro e acabei comendo no Spoleto. Na parte da tarde já havia menos pessoas. E continuou a espécie de enrolação. No final das contas, no último instante do dia, já depois de termos sido informados de que poderíamos ir embora pra casa, um rapaz pergunta para a diretora da empresa que estava nos acompanhando a respeito da remuneração. Sem carteira assinada e sem salário. Receberia apenas a comissão das vendas, sem nenhuma ajuda de custo (passagem/gasolina e alimentação).

O treinamento começaria no dia seguinte. Já meio contrariado fui pra lá ver se me convencia em continuar. Só foram 9 pessoas (contando comigo) Um dia chato, longo… com aula sobre os produtos. Ainda deram um vale refeição de R$6 para o almoço! Como assim? Onde vou almoçar com esse valor? Num pé-sujo?

Uma das coisas que eu achei esquisita foi que durante todo o dia do “processo de seleção” a responsável dizia que aqueles que fossem escolhidos voltariam no dia seguinte… na parte da tarde informaram que haviam mudado de idéia quanto aqueles que continuariam. E no treinamento a moça disse de novo. Os que estavam lá eram os que haviam sido selecionados… só que quem faz a seleção é na verdade o próprio candidato. Quem quiser continuar e contratado ao final do curso como colaborador. Mas depois corre o risco de ser convidado a se retirar por não conseguir cumprir as metas de venda.

Era pra ter voltado hoje. O curso vai até terça-feira, mas resolvi não dar continuidade. Não conheço ninguém que tenha os produtos de lá, e pagar pra trabalhar está fora de cogitação. Só pra ir pra lá eu já gasto R$9 com passagem, fora o almoço mais as passagens para fazer a visita aos clientes. Sem condições. Se rolasse salário e carteira assinada, eu até pensaria em encarar o desafio…

Mas tenho fé, um dia vai!

~ por Marcelo Rezende em 05/02/2009.

4 Respostas to “Um dia vai…”

  1. Desemprego é o meu pior fantasma.

  2. Fala, rapaz! Mudei de endereço de blog. E te amaldiçoei no meu novo =D

    Abraço!

  3. olha, marcelo, até eu conseguir esse aqui, fiz uns quatro processos seletivos, todos eles super desgastantes! cheguei até a criar uma comunidade no orkut chamada “odeio processos seletivos” porque alguns deles, pra não dizer a maioria, não passam de enrolação! vc perde seu tempo, faz escova, se arruma, gasta dinheiro mas mais do que isso, se prepara pra dar o seu melhor e neguinho sequer te dá um feedback, mesmo que seja negativo.

    o único conselho que posso te dar é não desistir! se queres algo na sua área mesmo, tem que continuar correndo atrás, talvez fazer algum curso de extensão, é sempre bom manter contato com quem é do meio. o importante é não estacionar!

    um beijo! vou adicionar esse teu link lá nos meus! :****

  4. Eu caí num “processo seletivo” como esse lá em Curitiba. Nunca mais!
    Logo você encontra algo bom E na sua área, Marceló!
    Um beijo!

Deixe um comentário

 
