Última parada 174

174 Última parada 174, trata daquela tragédia que ocorreu num ônibus desta mesma linha na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Jardim Botânico em 2000.

 Não sei porque cargas d’água escolheram este filme para “representar” o Brasil no Oscar. Talvez tenha sido na tentativa de corrigir o erro de não ter enviado “Tropa de Elite” ano passado. Tenho a certeza de que “Última Parada 174” não será relacionado entre os cinco para concorrer a estatueta dourada, o filme é bem fraco. Hoje foram anunciados os finalistas para o Globo de Ouro e sem nenhuma surpresa, ele ficou de fora da lista.

Entre muitos problemas, está a duração da película, muito longa. São quase duas horas. O dito “cinema de favela” já deu o que tinha que dar… tô aqui tentando pensar em alguma coisa que valha a pena, nesta obra, mas está difícil de achar. Foi um dos piores filmes que vi esse ano, acho inclusive que consegue ser pior que “Era uma vez”.

Quis ver o filme depois de acompanhar algumas reportagens e entrevistas com o Bruno Barreto, até pela linguagem, utilização de técnicas e tudo mais. Uma pena, fiquei extremamente decepcionado com o produto final. Tanta coisa que poderia ter sido explorada de outra forma, foi tão mal utilizada. Saí do cinema com a sensação de ter gasto duas horas com o filme errado, enquanto poderia ter visto o que minha namorada havia sugerido.

Pelo menos o ingresso custou R$4… Mas esta é só minha particular e humilde opinião (e não uma crítica)… imagino que alguém deva ter gostado e achado genial. Se esta pessoa por acaso ler este post, dê sua opinião, quem sabe assim eu consigo mudar a minha. =)

~ por Marcelo Rezende em 11/12/2008.

6 Respostas to “Última parada 174”

  1. É… ¬¬

  2. Só ouvi críticas mesmo…já o documentário (Ônibus 174) achei excelente! Eu mandaria “Romance”, mas faltaram óbitos e tiros para fazer jus à seleta casta “Brazilian Films”.

    Bjos!

  3. Nada do que vi sobre o filme despertou meu interesse. Você é a primeira pessoa próxima de mim que assistiu.
    Como confio na sua opinião, creio que não deve ser grande coisa mesmo.
    Um beijo!

  4. Infelizmente meu caro amigo Marcelo, no cinema brasileiro mostrar pobreza, humilhações e crimes que o Estado não conseguem evitar virou mania de filme de “grande sucesso”. Assim como em Cidade de Deus, Carandiru, Tropa de Elite e, agora, o Parada 174, os diretores acham que isso ainda vai acabar nos levando ao Oscar.
    Sinceramente, enquanto o cinema achar que favelização é meio habil para o Oscar, vamos continuar apenas na expectativa.

    Infelizmente algumas pessoas acham que frases como “aí cupadi, rala da daki seu comédia, cuzão, vai morrer fdp” são um sucesso, o cinema nacional vai continuar vendo o Oscar pela telinha da Globo.

    Realmente, o filme é muito ruim…

  5. Ah, pra fechar meu raciocínio, não se preocupe pois daqui alguns anos (talvez 5 ou 6), vai sair mais um ou dois sucessos nacionais: um sobre a morte cruel de uma menina de 5 anos que foi lançada pela janela pelos pais, e outro que fala sobre um garoto apaixonado que mata sua namorada com um tiro na cabeça.

    Infelizmente a desgraça alheia é motivo de criatividade para alguns…

  6. Não tenho a menor curiosidade em ver, mas terei de comprar pra locadora.
    Normalmente o Bruno Barreto já não me chama muito atenção. Nesse caso específico, o qual eu tenho uma opinião considerada politicamente incorreta pela maioria, me desperta menos interesse ainda…

    “Tropa de Elite” também não ganharia. Mas merecia, ao menos, a indicação.

    Abraço!

Deixe um comentário

 
